Mutirão para manutenção do Viveiro Municipal

SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE, OBRAS E AGRICULTURA REALIZAM MUTIRÃO DE OCUPAÇÃO DO VIVEIRO MUNICIPAL

No dia 04/12, voluntários e funcionários das secretarias de Obras, Meio Ambiente e de Agricultura, realizaram um mutirão de “ocupação” do Viveiro Municipal de Brotas.

O Viveiro estava desativado desde o término do convênio da Prefeitura com a Usina Raízen, que ao adquirir a unidade Paraíso, reincidiu o contrato de parceria para a manutenção do local.
A intenção do mutirão foi de limpeza do local no entorno do viveiro, com retirada de móveis velhos, resíduos recicláveis, restos de madeira e materiais inservíveis. A empresa responsável pela coleta seletiva também mandou voluntários e coletou o resíduo reciclável.
A Secretaria de Obras esteve no local ajudando na limpeza e também avaliou a situação da estrutura da casa ao lado do viveiro, que precisa de manutenção e que servirá de apoio para os funcionários que atuarão no local.
Foi feita uma limpeza no sombrite que fica por cima dos canteiros. Os berçários, também receberam cuidados e foram germinadas sementes das espécies arbóreas pau brasil e ipê de diversas cores.
A Usina Raízen, unidade Paraíso, doou dois caminhões de torta de filtro que servirão de adubo para produção das futuras mudas. A Secretaria de Meio Ambiente também está despejando no local os restos de podas e da capinação, que serão misturados com terra e com a torta, produzindo assim, composto orgânico para utilização no viveiro.
A partir de agora, funcionários da Prefeitura cuidarão do Viveiro, que será reativado para produção de mudas que serão utilizadas em campanhas educacionais, arborização urbana, recuperação de áreas degradadas, florestamento na zona rural entre outros.