Meio Ambiente e Trânsito instalam placas educativas na BRO 040

Meio Ambiente e Trânsito instalam placas educativas na BRO 040

Com o início do período de estiagem, Secretaria do Meio Ambiente e Departamento de Trânsito instalaram placas educativas para evitar queimadas na região da BRO 040, estrada que liga Brotas ao Patrimônio é considerada uma das regiões onde mais ocorrem queimadas em nosso município.
Brotas está localizada na região central do Estado de São Paulo em área de tensão ecológica entre Mata Atlântica e cerrado. O cerrado é um dos biomas mais atingidos por queimadas nessa época. Muitos incêndios acontecem por descarte incorreto de lixo nas rodovias, como vidros, plásticos, latas entre outros, que com o calor possibilitam a propagação do fogo.
Na última terça (19/05) equipes da Secretaria de Meio Ambiente e do Departamento de Trânsito instalaram 7 placas educativas ao longo da estrada, entre a SP 197 e a divisa com o município de São Pedro.
As queimadas prejudicam a qualidade do ar aumentando os casos de doenças respiratórias. Além disso, aumenta-se o risco do fogo chegar em construções e também prejudica a flora e a fauna, acabando com a vegetação e com os animais silvestres que garantem o equilíbrio da nossa biodiversidade.
Esta ação está inserida no Programa Estadual Município Verde Azul.