Douglas de Freitas

  • Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1.800 (antiga Estação)
  • E-mail: obras@brotas.sp.gov.br
  • Telefone: (14) 3653-5660
  • Horário de Atendimento: das 7h às 11h e das 13h às 17h

A Secretaria Municipal de Obras tem como principais atribuições desenvolver, controlar e executar as atividades inerentes à construção de obras públicas; manutenção de prédios públicos, é responsável também pelas atividades inerentes quanto à abertura, pavimentação e manutenção de vias públicas. Compete também execução de sistemas de infraestrutura urbana e manutenção da frota municipal (oficina), com manutenção mecânica, borracharia e lavador.

Trabalha em consonância com o Departamento de Engenharia na execução de pequenos projetos de construção e apoio em fiscalização de obras.


Operação Tapa-Buraco

Ação paliativa de segurança para motoristas e pedestres. A Secretaria de Obras possui equipe própria para execução deste serviço, que consiste em um conserto no asfalto no lugar onde surgiu um buraco: o asfalto velho é removido de toda a área ao redor do buraco, preenchendo-se então o local com massa asfáltica nova.


Auxílio para Secretarias

Compete à Secretaria de Obras a manutenção de prédios públicos do município, atendendo as demais Secretarias municipais. Pequenos serviços de reparos em Escolas Municipais, Paço Municipal, Equipamentos Públicos de atendimento direto à população nas áreas de saúde, ação social, entre outros.


Sinalização Urbana

A Secretaria de Obras é a responsável pela manutenção e execução do sistema de sinalização de trânsito. Trata-se de conjunto de sistemas de sinalização utilizado para organizar o fluxo de pessoas e veículos, melhorando a fluidez do trânsito. Em Brotas, a sinalização de trânsito segue regulamentação do CTB, Código Brasileiro de Trânsito. Os serviços realizados que contemplam a sinalização urbana abrangem basicamente dois subsistemas de informação: sinalização vertical e sinalização horizontal.


Transporte Coletivo Público

É de responsabilidade da Secretaria de Obras, com apoio do Setor de Transporte, a manutenção dos veículos (ônibus) e organização dos pontos de parada das duas linhas de transporte coletivo.


Terraplanagem

Em área urbana, onde não existe pavimentação asfáltica é de atribuição da Secretaria de Obras, para dar condições para fluidez do tráfego de veículo a manutenção destas vias urbanas através do serviço de terraplanagem.


Broa e Patrimônio

Todos os serviços deste setor se estendem aos Bairros do Patrimônio e do Broa. Além de limpeza pública em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

Administração do Bairro do Patrimônio
  • Cláudio Basso
  • Telefone: (14) 3653-6145
Administração do Bairro do Broa
  • João da Tropa
  • Telefone: (14) 3653-0726