Marcos Scarabel

  • Endereço: Avenida Lorival Jaubert da Silva Braga, 101
  • E-mail: ambiente@brotas.sp.gov.br
  • Telefone: (14) 3653-2828
  • Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h

A Secretaria de Meio ambiente é responsável pela gestão de resíduos sólidos, arborização urbana e pela aplicação da política ambiental do município, promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do município.


Ações e Projetos

Aterro sanitário: O município possui aterro municipal licenciado pela CETESB (LO 73001417) com validade até 19/12/2020, para recebimento de resíduos sólidos domiciliares da cidade coletados por empresa contratada.

Coleta seletiva: A cidade possui 04 ecopontos para recebimento exclusivo de resíduos recicláveis, nos seguintes endereços: 1. Centro Comunitário da Rua Modesto Alfredo Surian- Centro, 2. Sede da APAE na Av. Ricardo Jordani- Planalto, 3. Atrás da Rodoviária na Rua Otávio Camilo- Santa Cecília, 4. Centro de triagem da APAE na Rua Alcindo Módulo- Campos Elíseos.

Coleta de pneus: Através de convênio com a Associação RECICLANIP, o ecoponto municipal localizado da Av. Eduardo Alexandre Balestrero,1165- Campos Elíseos, recebe os pneus inservíveis que são regularmente transportados para destinação correta, conforme logística reversa da Política Nacional de Resíduos sólidos.

Coleta de resíduos dos serviços de saúde: Coleta semanal de resíduos dos serviços de saúde destinados à empresa contratada especializada na área.

Projeto Rebrotar: Manutenção do viveiro municipal onde são produzidas mudas de espécies nativas regionais para recomposição da vegetação nativa em áreas ambientalmente protegidas.

Projeto Adote uma praça: Através da Lei Municipal no. 3.080/2018, a Prefeitura passa a ceder espaço público em praças, parques ou canteiros para que pessoas físicas ou jurídicas se responsabilizem pela manutenção do paisagismo em troca de cessão de espaço para publicidade.

Parceria com o instituto Biológico da SAA/SP para Monitoramento da qualidade da água dos principais mananciais quanto aos resíduos de agrotóxicos.


Calendário Ambiental


22 de Março

Dia Mundial da Água

05 de junho

Dia Internacional
do Meio ambiente

11 de agosto

Dia Municipal da
Consciência ambiental

21 de setembro

Dia da Árvore

24 de novembro

Dia do Rio