Secretaria de Meio Ambiente

Douglas de Freitas

  • Endereço: Avenida Lorival Jaubert da Silva Braga, 101
  • E-mail: ambiente@brotas.sp.gov.br
  • Telefone: (14) 3653-2828
  • Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 7h30 às 17h

A Secretaria de Meio ambiente é responsável pela gestão de resíduos sólidos, arborização urbana e pela aplicação da política ambiental do município, promovendo a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do município.


Ações e Projetos

Aterro sanitário: O município possui aterro municipal licenciado pela CETESB (LO 73001417) com validade até 19/12/2020, para recebimento de resíduos sólidos domiciliares da cidade coletados por empresa contratada.

Coleta seletiva: A cidade possui 04 ecopontos para recebimento exclusivo de resíduos recicláveis, nos seguintes endereços: 1. Centro Comunitário da Rua Modesto Alfredo Surian- Centro, 2. Sede da APAE na Av. Ricardo Jordani- Planalto, 3. Atrás da Rodoviária na Rua Otávio Camilo- Santa Cecília, 4. Centro de triagem da APAE na Rua Alcindo Módulo- Campos Elíseos.

Coleta de pneus: Através de convênio com a Associação RECICLANIP, o ecoponto municipal localizado da Av. Eduardo Alexandre Balestrero,1165- Campos Elíseos, recebe os pneus inservíveis que são regularmente transportados para destinação correta, conforme logística reversa da Política Nacional de Resíduos sólidos.

Coleta de resíduos dos serviços de saúde: Coleta semanal de resíduos dos serviços de saúde destinados à empresa contratada especializada na área.

Projeto Rebrotar: Manutenção do viveiro municipal onde são produzidas mudas de espécies nativas regionais para recomposição da vegetação nativa em áreas ambientalmente protegidas.

Projeto Adote uma praça: Através da Lei Municipal no. 3.080/2018, a Prefeitura passa a ceder espaço público em praças, parques ou canteiros para que pessoas físicas ou jurídicas se responsabilizem pela manutenção do paisagismo em troca de cessão de espaço para publicidade.

Parceria com o instituto Biológico da SAA/SP para Monitoramento da qualidade da água dos principais mananciais quanto aos resíduos de agrotóxicos.


Calendário Ambiental

  • 22 de Março - Dia Mundial da Água
  • 05 de junho - Dia Internacional do Meio ambiente
  • 11 de agosto - Dia Municipal da Consciência ambiental
  • 21 de setembro - Dia da Árvore
  • 24 de novembro - Dia do Rio