Lilian Barbosa

  • Endereço: Av. Mário Pinotti, 584
  • E-mail: cultura@brotas.sp.gov.br
  • Telefone: (14) 3653-1122 e 3653-9900
  • Horário de Atendimento: 8h às 17h

A Diretoria de Cultura tem como objetivo garantir a toda população o pleno exercício dos direitos culturais e o acesso às fontes de Cultura, além de apoiar, incentivar e promover eventos que valorizem a cultura local. É de responsabilidade da Diretoria de Cultura a criação de novos eventos e execução dos acontecimentos culturais que são inseridos no calendário oficial.


Centro Cultural de Brotas (Sede da Diretoria de Cultura)

Casarão histórico do Século XIX, fundado em 1897 pela Elite Cafeeira, como Grêmio Literário Recreativo Brotense. Desde 1996, reconhecido como Centro Cultural de Brotas, atendendo brotenses e turistas, através dos seguintes departamentos:


Biblioteca Municipal “Alice de Lourdes Brino Guerra”

Nosso acervo compreende em 20 mil livros, assinaturas de jornais e revistas e 3 computadores para uso público. Neste local encontra-se à disposição o arquivo histórico municipal.

Segunda à sexta-feira: das 8 às 17h


Museu do Cotidiano de Brotas

A exposição inaugural (22 de dezembro de 1996) do Museu do Cotidiano de Brotas é o resultado da pesquisa histórica, iconográfica e objetual realizada dentro do Projeto “No Rastro da História”, uma inciativa da Prefeitura Municipal da época. Seu objetivo é mostrar as origens da cidade, com destaque para seu período cafeeiro, principal responsável pela formação urbana e social de Brotas de hoje, à qual conserva e convive com muitos dos edifícios e lembranças dessa época.

Segunda à sexta-feira: das 8h às 17h


Sala Geraldo Batista

Salão de eventos utilizado para as mais diversas manifestações artísticas e culturais: teatro, dança, música, cinema, exposições de artistas plásticos, artesanato, etc.


Programas

Parceria com a Secretaria de Estado da Cultura

Para realização de diversas oficinas culturais e shows, eventos teatrais, entre outros, gratuitamente para a população.


Parceria com o SESC

Vinda do Circuito SESC de Artes em evento aberto ao público em praça. São duas atrações culturais por ano, com exposições, shows, peças teatrais, oficina, etc.


Parceria PROAC

O ProAC, programa de ação cultural, que apoia e patrocina a produção cultural em benefício à sociedade, através de duas formar: editais/concursos ou incentivo fiscal (ICMS).


Feira Regional de Artesanato

Com a participação de vários municípios, é realizada três vezes ano nos meses de fevereiro, julho e novembro, com cerca de 150 expositores de Brotas e região, propiciona a integração do artesanato regional.


Projeto Clave de Sol

Projeto de iniciação musical de flauta doce, gratuito, para crianças e adolescentes. São cerca de 80 inscritos que participam das aulas duas vezes por semana (segunda e quarta) e conta com o apoio da Empresa Raízen.


Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo. Criado em julho de 2000 para oferecer acesso grátis à internet. Oferece também conteúdos digitais que contribuam para o desenvolvimento pessoal, profissional e comunitário por meio da inclusão digital. Em Brotas o projeto funciona no Centrinho, do Conjunto Habitacional do Bairro Taquaral.


Telecentro

É um espaço público onde pessoas podem utilizar microcomputadores, a Internet e outras tecnologias digitais que permitem coletar informações, criar, aprender e comunicar-se com outras pessoas, enquanto desenvolvem habilidades digitais essenciais do século XXI. Em Brotas, a Diretoria de Cultura disponibiliza os computadores em sala localizada na Rua Quintino Bocaiúva, antigo prédio da Telesp.