Saiba sobre a qualidade da água do Rio Jacaré Pepira

Saiba sobre a qualidade da água do Rio Jacaré Pepira

O Rio Jacaré Pepira nasce na divisa entre São Pedro e Brotas, na Serra de Itaqueri a 960 m de altitude e após um trecho de 174 km, deságua no rio Tietê a aproximadamente 400m de altitude no município de Ibitinga, formando uma sub bacia de 7.219 km², estendendo-se por 13 municípios.
O Estado de São Paulo possui uma rede de monitoramento da qualidade da água em acordo à Resolução CONAMA nº 357 de 2005. Esta rede possui diversos pontos de coleta espalhados por todo o Estado, um desses pontos fica na área municipal de Brotas, no rio Jacaré Pepira. As coletas são feitas a cada três meses pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) que publica anualmente um relatório com índices de qualidade da água como IQA (Índice de Qualidade da Água), IVA (Índice de Proteção da Vida Aquática) entre outros.
Para o cálculo do IQA são consideradas variáveis de qualidade da água como odor, coloração, turbidez, acidez e resíduos orgânicos e inorgânicos que indicam o lançamento de efluentes sanitários para o corpo d´água, fornecendo assim, uma visão geral sobre as condições das águas superficiais (nascentes, rios e represas). No último relatório divulgado em 2019, o rio Jacaré Pepira apresentou IQA bom e IVA entre bom e ótimo durante todas as coletas realizadas durante o ano de 2018. Os dados de 2019 ainda serão publicados em 2020.
Um IQA bom, indica que o Rio Jacaré Pepira é de Classe II que define que as águas podem ser destinadas:
a) ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional;
b) à proteção das comunidades aquáticas; c) à recreação de contato primário, tais como natação, esqui aquático e mergulho, conforme Resolução CONAMA nº 274, de 2000;
d) à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e
e) à aquicultura e à atividade de pesca.
Além da CETESB, o SAAEB (Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Brotas) também realiza análises da qualidade da água do rio Jacaré Pepira ao longo do ano, na região da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e os resultados são equivalentes ao do órgão estadual.
Nosso Jacaré Pepira está adequado para as práticas de turismo, esportes e recreação e não oferece riscos à saúde dos banhistas.