Janeiro Roxo - Luta Contra a Hanseníase

Janeiro Roxo - Luta Contra a Hanseníase

Procure a Unidade de Saúde mais próxima. Campanha da Secretaria de Saúde do Governo Seriedade e Trabalho

??O que é a Hanseníase?
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, que acomete principalmente pele e nervos periféricos, podendo levar a sérias incapacidades físicas. É de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória.

??Quais os sintomas?
Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são: Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas. Área de pele seca e com falta de suor, com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas; sensação de formigamento. Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés; as e dor nas juntas, diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos. Úleras de pernas e pés, caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos e febre.

??Qual o tratamento?
O tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Varia de seis meses nas formas paucibacilares a um ano nos multibacilares, podendo ser prorrogado ou feita a substituição da medicação em casos especiais. O tratamento é eficaz e cura. Após a primeira dose da medicação não há mais risco de transmissão durante o tratamento e o paciente pode conviver em meio à sociedade. Neste mês de Janeiro procure uma unidade de Saúde mais próxima de sua casa para maiores orientações.