Home > Notícias
Cras inicia grupo de trabalho com idosos

Um grupo de trabalho foi iniciado no dia 9 de junho pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do bairro Taquaral em Brotas. O objetivo é trabalhar com idosos, que apresentam problemas de diabetes e hipertensão, visando incentivar a promoção da saúde em todos os níveis de atenção. O grupo do Cras é mantido pela Prefeitura Municipal de Brotas, em parceria com a Secretaria de Ação Social e Saúde. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 14h, no salão da Igreja de São Francisco.

O nome do grupo é “Eu promovo a saúde”, visando a realização de atividades socioeducativas. Serão realizadas ações através de grupos de orientação à saúde, higiene, participação em eventos, participação na vida comunitária, acessibilidade aos serviços que favoreçam um processo de envelhecimento ativo e saudável. O grupo recebe co-financiamento do Governo Federal, através do PBV (Piso Básico Variável).

No dia 16 de junho, o grupo participou de palestra com o tema: “Depressão – doença da moda”, sob o comando de Priscila Cerqueira Leite, enfermeira chefe do Centro de Saúde. Um dos objetivos do Cras é realizar atendimento às famílias em vulnerabilidade social. A unidade atende a população dos bairros Lagoa Dourada, Taquaral, Conjunto Habitacional Eunice Piva, Jardim Modelo, Jardim Felicidade, CDHU, Jardim Ipanema, Jardim das Américas e Jardim Parisi.

O que é o Cras?
O serviço desenvolvido pelo Cras é a Proteção Social Básica, prevista na PNAS/2004, que tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Seus programas, projetos, serviços e benefícios, destinam-se à população em situação de vulnerabilidade social decorrentes da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

O Cras também é conhecido como “casa das famílias”, sendo uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. São oferecidos os seguintes serviços e ações: apoio às famílias e indivíduos na garantia dos seus direitos de cidadania, com ênfase no direito à convivência familiar e comunitária; serviços continuados de acompanhamento social às famílias os seus representantes; proteção social pró-ativa, visitando as famílias que estejam em situações de risco; acolhida para recepção, escuta, orientação e referência; grupos com palestras educativas, encaminhamento a rede de serviço. Conta com equipe, composta por: coordenador, assistente social; psicólogo; escriturário; aprendiz e servente. O Cras funciona na rua Wilfrido Veroneze, nº 215, no bairro Taquaral. Contato pelos telefones: (14) 3653-4517 e 3653-2313.

 
··········································································································
 
   Buscar Notícias:
 
··········································································································
 
   Mais Notícias:
 

« Voltar
 
Serviços Online
Transparência Pública
eSic
Jornal Oficial
Secretaria Municipal de Turismo
Câmara Municipal de Brotas
SAAEB - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brotas
Portal do Governo Brasileiro
Formulário Plano de Trabalho Convênio Entidades
Hino Municipal