Brotas é município piloto em pesquisa da USP

O município de Brotas é objeto de estudo em um projeto de pesquisa em políticas públicas, realizado por equipe da USP (Universidade de São Paulo) -campus de São Carlos. Trata-se de um projeto de pesquisa, patrocinado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), envolvendo equipe de aproximadamente dez pessoas, que ainda está em fase de desenvolvimento. O objetivo é identificar como a variável ambiental influencia as decisões do cotidiano da administração municipal.

Na última sexta-feira, dia 25, aconteceu reunião na sede do Ciam (Centro de Interpretação Ambiental). Além dos integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, o arquiteto Marcos Scarabel e a engenheira agrônoma Ana Lúcia Carneiro Costa, participaram o professor Dr. Marcelo Montaño, o estudante Alexandre Fernandes de Carvalho e Ângelo Roberto Lazzari Junior, parceiro no projeto.

O nome da pesquisa é “A inserção da variável ambiental nos processos de tomada de decisão em âmbito municipal”. Segundo o professor Montaño, Brotas foi adotada como projeto-piloto para a implantação deste projeto e desta forma, serão analisadas como a referência ambiental influencia nas decisões políticas para o desenvolvimento dos municípios. “No momento, estamos identificando as demandas, as questões que serão estudadas. Para futuramente implementar as estratégias de ação”, explicou.

Também, segundo Montaño todas as secretarias municipais serão acionadas para participar das reuniões visando a integração nas tomadas de decisões sempre com a diretiva ambiente presente nas discussões. Assim, as decisões mantenham-se veiculadas a um enfoque preventivo, buscando a sustentabilidade ambiental. Os pesquisadores receberam apoio da Prefeitura Municipal de Brotas, através da Secretaria de Meio Ambiente para a coleta de informações e andamento do projeto.