Brotas recebeu Secretário de Turismo em Reunião da APRECESP

Mais de 40 Prefeitos das 70 cidades Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo, além de secretários de turismo, vice-prefeitos estiveram em Brotas neste final de Semana para a 5ª Reunião Ordinária da APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias de São Paulo. O encontro aconteceu nas dependências do Centro de Estudos do Universo. Na oportunidade, participaram da reunião o Secretário Adjunto do Turismo Fabricio Cobra, Deputado Estadual Edmir Chedid e Deputado Federal Marcelo Squassoni. Prefeito Capitão Modesto Salviatto Filho presidiu a Mesa de Trabalhos, juntamente com o Presidente da APRECESP e Prefeito de Holambra Dr. Fernando Fiori.
Reunião muito produtiva em que os Prefeitos cobraram posicionamento do Governo do Estado quanto maior agilidade nos processos do DADETUR, para a liberação dos recursos. Reclamaram de verbas contingenciadas, ou seja, de convênios já assinados cujos valores ainda não foram repassados paras as cidades, o que ocasiona obras abandonadas. Já o Deputado Edmir Chedid disse que irá propor na Assembleia uma emenda protelando em cinco anos a avaliação das cidades Estâncias, quanto ao ranking de desempenho. Justificou a atitude devido à crise e não liberação dos recursos do DADETUR, já que esta avaliação está programada para o próximo ano.
Entendendo a situação das cidades estâncias e se inteirando da demanda da Secretaria de Turismo, o Secretario Fabricio afirmou que está disposto a ajudar na resolução dos problemas.  Anunciou que o Governador Alckmin está solicitando maior agilidade nos processos do DADETUR para que os convênios sejam assinados pelos Prefeitos. Está pré-agendada data de 1 de novembro para a assinatura de convênios com as Estâncias que apresentaram a documentação completa. Por apresentar toda documentação em ordem, Brotas vai assinar dois convênios:  requalificação do Portal de Entrada e entorno e nova sede da Secretaria de Turismo. Investimentos da ardem de 1,2 milhões.
Aos prefeitos e demais autoridades das estâncias, Fabricio disse que irá estudar junto aos setores competentes a possibilidade da criação de um Decreto, permitindo que as Estâncias assinem, o mais rápido possível, os convênios sem a apresentação da documentação necessária, tudo para que os prazos não se percam. Em 2018, ano eleitoral, o calendário de assinaturas de compromissos com o governo será mais curto.
Todos saíram esperançosos da boa intenção do Secretário Adjunto do Turismo em tentar resolver as pendências e também desejem conversar, pessoalmente, com o Governador Alckmin sobre estas demandas. O Secretário Fabricio deverá, em breve, dar uma resposta sobre a possibilidade do Chefe do Governo Paulista participar da próxima reunião da APRECESP ou marcar uma audiência para ouvir os Prefeitos das cidades estâncias do Estado.

Prefeitura da Estância Turística de Brotas
Governo 2017/2020, Seriedade e Trabalho