Cidade

Aspectos Culturais

Embora os atrativos naturais sejam o grande diferencial de Brotas, a cidade possui monumentos históricos que estão ligados ao período em que a cidade foi um dos grandes produtores de café. Na zona rural encontram-se sedes de fazendas do final do século XIX preservadas, e na cidade encontramos casarões antigos com expressiva arquitetura da época, encontrados na principal avenida de Brotas. A cultura popular está contida na típica rotina interiorana. A cultura caipira é tão forte que desde 2016, Brotas abriga o Museu do Caipira. No local, além de ferramentas antigas do trabalho na roça, também há um mini alambique de produção de cachaça para os visitantes apreciarem.

A gastronomia tem como destaque a culinária caipira, cujo principal atrativo é o fogão a lenha, no entanto, vem crescendo e se diversificando a cada ano oferecendo inúmeras opções de restaurantes como os de cozinha italiana, contemporânea, japonesa, bistrôs e outros.

Tanto é que há dois festivais gastronômicos na cidade, o “Broteco”, realizado entre junho e julho desde 2017 e o “Brotas Gourmet”, realizado em agosto desde o ano de 2012.

O artesanato local conta com produtos como bordados, trabalhos em bambu e alimentos como: doces caseiros, licores, queijo, mel, derivados de cachaça, etc.

Centro Cultural / Grêmio Literário Brotense

O atual conjunto do “Centro Cultural” tem sua origem em um dos casarões do início do século XX, uma das testemunhas do passado cafeeiro da cidade. Foi ponto de encontro da sociedade, palco de Saraus literários e apresentações musicais. Hoje reúne a biblioteca pública, o arquivo histórico, o museu "COTIDIANO DE BROTAS" e o salão de eventos para shows e manifestações artísticas e culturais.

Brotas Gourmet 2017 Festival de comida de boteco de Brotas Centro Cultural Centro Cultural Centro Cultural